quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

A transmissão de conhecimento

De gerações em gerações, pais para filhos, avós para netos, irmão para irmão, tios para sobrinhos e sogros para noras/genros. A informação passa, mais ou menos graciosamente, de uns para os outros de forma a conseguir atingir o melhor a a família. Idade trás consigo sabedoria por aprendizagem prática ou teórica.
Objectivos para 2017 ainda a definir mas um será em volta desta transmissão de conhecimento, para que seja feita de forma o mais graciosa possível. De todas as partes é necessário não descuidar o respeito pelo conhecimento alheio, não estamos todos cá por este ser inexistente. Amén.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Receita #9 Folhado de bacalhau

Hoje o dia começou cedo! Ás 7h já estávamos todos na estação de Upminster para o Ricardo ir trabalhar.
Desde então foi sem parar!
Isto de ser mãe tem o que se lhe diga. Não é só levar o bebé a passear ao parque!

Entretanto, e voltando ao título do post, hoje o almoço foi folhado de bacalhau! E gostei tanto tanto que tenho de escrever a receita, para poder repetir mais tarde.
Ontem comprei bacalhau fresco e tive a ideia de usar a massa folhada que tinha no congelador. Espreitei algumas receitas para tirar ideias e entretanto coloquei mãos á obra. O resultado foi muito bom!

Ingredientes:
- 2 postas de filetes de bacalhau ou outro peixe fresco, sem pele e espinhas;
- Massa folhada;
- Uma cebola;
- 6 cubos de espinafres congelados;
- Azeite qb;
- Especiarias.

Modo de preparação :
Colocar a cebola partida e o azeite numa frigideira e deixar a cebola alourar. Adicionar o bacalhau e deixar cozinhar até ficar dourado de ambos os lados. Entretanto colocar os espinafres juntamente mas sem envolver, apenas para que fiquem cozinhados. Temperar os espinafres a gosto. Esticar a massa folhada e cortar em quadrados suficientemente grandes para envolver o preparado. Colocar cada filete individualmente, juntamente com a porção de espinafres que desejar. Pincelar com ovo batido.  Levar ao forno durante 20 minutos a 200°. 

Usei as sobras de massa folhada para uma sobremesa rápida, envolvi quadradinhos de chocolate preto e levei ao forno juntamente com o peixe. Mini paniques caseiros.

Nós por cá gostamos muito!

sábado, 3 de dezembro de 2016

Receita #8 Húmus de beterraba

Quando fomos ao México experimentei um creme de beterraba. Serviam todos os dias ao almoço como entrada, acompanhado por batatas fritas, palitos de cenoura e palitos de pepino. Apesar de não ser fã nr 1 de beterraba, gosto da cor que dá á mesa. Fica uma entrada diferente.
Nesta semana vi uma receita de húmus de beterraba para barrar em tostas e decidi experimentar!  Fiz algumas adaptações. O resultado foi muito bom!

Ingredientes:
- 3 beterrabas previamente cozidas e descascadas;
- 1 dente de alho;

- 1 lata de grão de bico cozido, das pequenas;

- sumo de 1 limão;

- sal, pimenta e azeite qb, a gosto.

Modo de preparação:
Colocar todos os ingredientes na bimby e programar 20s, vel 7. Limpar a lateral da bimby com a espátula e envolver com o restante. Programar 10s, vel 7. Et Voilá!


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

A minha nota da sorte

Quando fomos à Irlanda, no troco de algo, recebi um nota de 5 libras diferente do normal.  Gostei tanto que a adoptei como a minha nota da sorte. Desde então esteve guardada na minha carteira! Já por diversas ocasiões esteve na eminência de ser usada mas sempre preferi não trazer algo do que desperdiçar a minha sorte.
Ontem, depois da aula de natação da Victória, passei pelo lidl para ir buscar pão e alface e qual não é o meu espanto quando o meu cartão multibanco não estava na carteira!  E foi o Adeus à minha nota de 5 libras irlandesa.... tristemente entregue em troca de um bocado de pão.

domingo, 20 de novembro de 2016

DIY Jardim

Aquando das entregas dos materiais para o jardim - relva, pedra, fui acumulando paletes para reutilização. 
Por enquanto os meus projectos são o jardim vertical, sofás e mesa de exterior.
É trabalhoso e leva o seu tempo mas por enquanto estou satisfeita com os progressos!
A primeira fase é lixar a madeira e dar uma camada de tinta protectora! 

Ioga para bebés

A Victória adora as aulas de ioga!
Assim que chegamos fica sossegada a olhar a toda a volta. Relaxa com os exercícios e "tagarela". No final brinca com brinquedos dispostos num cobertor, onde todos os bebés se juntam para interagir. Eu adoro também!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Terra à vista!

E eis que já consigo ver a luz no fundo do túnel. Neste fim de semana colocamos o chão no exterior, relva e montamos o "shed", um pequeno anexo, no fundo do jardim. Ficamos KO, foi trabalho pesado, literalmente, e os meus braços não estão habituados a essas coisas! Já se sente um bicep! E eu fiz apenas o que consegui enquanto a Victória dormia ou ficava a brincar sozinha na sala, quem fez o trabalho todo foi o maridão. Ele é canalizador, electricista, trolha mas acima de tudo mestre de obras :) mandar é com ele! Eheh brincadeira. É um mestre. Começo a achar que não há nada que não saiba fazer. O que não se sabe o youtube ensina!
As boas notícias são que o trabalho pesado está todo feito, ficando a faltar "apenas" pormenores. Iupi!

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Natação - check!

Desde que a Victória era do tamanho de uma amorinha fazia planos de começar natação com ela o quanto antes.  Vi que isso era possível mesmo a partir das 6 semanas de vida, mas na realidade desleixei-me, esqueci e dei prioridade a outras coisas. Em minha defesa tenho a dizer que tive muito com que me "entreter" entretanto.
Esta semana chegou a altura de arregaçar  as mangas e perder o apreço ao preço....
Hoje chegou o primeiro pacote de boas vindas a aulas do membro mais novo da família. Fiquei muito contente! É o seu primeiro curso! São 10 aulas de 30 minutos cada.

E como estava lançada inscrevi - nos também mas aulas de ioga aqui no centro infantil perto se casa. Estas são gratuitas. Há que aproveitar os recursos comunitários existentes.  Este é um curso de 4 aulas, durante as próximas segundas, de 7 a 28 de Novembro. O segundo curso também já está marcado!
Estamos com um bom ritmo!

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Receita #7 Doce de abóbora e nozes

Para comemorar a chegada do tempo frio e como a abóbora estava baratinha fiz doce de abóbora com nozes. Usei o robot de cozinha e por isso a receita está descrita com a sua utilização.

Ingredientes:
- 1kg de abóbora fresca, descascada e limpa de pevide e fios;
- 700 g de açúcar amarelo;
- 4 paus de canela;
- casca de limão;
- 100 g miolo de noz.

Modo de preparação:
- Coloque no copo a abóbora e o açúcar e programe 15 seg/vel 5.
- Adicione os paus de canela e a casca de limão, programe 30 min/100ºC/vel 1 e depois 10 min/varoma/vel 1.
- Retire os paus de canela e o limão, adicione o miolo de noz, programe 10 seg/vel 5 e depois 2 min/100ºC/vel 1.
- Coloque em frascos devidamente limpos.

Este doce ficou simplesmente divino! Tão bom tão bom que já acabou!
A receita deu para 3 frascos e meio de compota, 2 dos quais ofereci. Mesmo assim conseguimos "tratar" da nossa parte em 3 dias! Já estou arrependida do uso que dei à restante :)


Dia das bruxas

O dia das bruxas, ou dia de Halloween remonta a uma tradição de anciãos Celtas, o festival de Samhain.  Os Celtas viveram há 2 000 anos na área onde agora é a Irlanda,  Reino Unido e norte de França e celebravam no dia 1 de Novembro o ano novo, o final do verão e das colheitas e o inicio do inverno, do frio e do tempo mais escuro. Na noite de 31 de Outubro celebravam o Samhain, em que acreditavam que fantasmas e mortos voltavam à terra.
Para comemorar o evento reuniam - se ao redor de fogueiras onde sacrificavam colheita e animais. Durante a celebração os Celtas usavam costumes, que consistiam em cabeças de animais e peles, exibindo a sua fortuna.

Actualmente celebramos o dia de todos os santos, na igreja católica.

Nós por cá aproveitamos a fartura de abobora para doce e sopas e para nos divertirmos em família.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Devolução dos bilhetes de Maria Gadú

Pois bem! A realidade actual levou à necessidade de devolução destes bilhetes e adiamento da saída a dois. A ideia era interessante mas terá de ser daqui a uns meses largos. Por enquanto a Victória só quer o miminho dos pais! Particularmente da mãe, à noite.
Nós por cá somos adeptos do co - sleeping. Hoje ausentei-me por breves minutos para satisfazer necessidades fisiológicas noturnas e eis que quando regresso a Victória estava à minha procura com a sua mãozinha pequenina e a palrar, meio a dormir, como que a perguntar onde eu estava. Muito engraçado!

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Creme de rosto

Recentemente li um artigo que referia o creme de rosto da cien como um dos melhores do mercado. Já me tinha sido referido pela minha Sis também. Estou a experimentar, gosto bastante.
Tendo em conta as horas de sono que tenho em falta penso poder usar um creme para peles maduras!

5 meses da Princesa Victória

O meu amor perfeito fez 5 mesinhos nesta Segunda-feira!
5 meses que voaram. Intensos e com muito amor. Não trocava por nada neste mundo.
Adoro ouvi - la palrar pela manhã. Brincar. Receber o miminho quando a pego ao colo. Dar-lhe banho.  Amamentar. Ou apenas olha - la. Carícias. Sorrisos. Mesmo o choro! É tudo tão perfeito.
Realmente a vida toma outro sentido! Tudo para melhor.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Máquina de costura

Uma das novas aquisições cá de casa foi uma máquina de costura. Já tinha visto várias.  Preços,  funções, promoções.
Aqui há uns 3 ou 4 anos fiz um workshop de costura de 4 horas em que aprendi os básicos como preparar a máquina para costurar e fazer pontos e trabalhos simples! Nada que o youtube não me pudesse ensinar.
Com a casa nova veio a necessidade de fazer as bainhas a cortinados e, face aos orçamentos praticados em terras de Sua majestade, achei que era a melhor altura para perder o apreço a 70 euros e comprar a tal Brother que tinha em mente.
Levou uma tarde a execução das primeiras bainhas, entre visualizações de tutoriais, marcações, cortes e testes de máquina e material. Por enquanto estou muito contente com o resultado final!
A partir de agora o céu é o limite!!

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Uma semana depois!

Os meus sogros chegaram dia 17 e regressaram à invicta hoje, foram uma ajuda indispensável e preciosa para colocar o chão! Inicialmente pensava que íamos conseguir fazer as mudanças ainda enquanto estivessem cá! Á medida que o tempo foi passando vi que isso foi uma visão demasiado otimista das coisas! Apenas ontem acabamos de colocar o chão e rodapés! Às 21h ainda estava eu a pintar rodapés de branco.
De qualquer forma está tudo sob controlo! Tenho de marcar uma carrinha de mudanças para esta semana. A nossa casa está paga até dia 3, até lá podemos ir mudando tudo o que não for com a equipa de mudanças.
Durante esta semana perdi a conta as viagens que fiz à nossa amiga sueca! O IKEA passou a ser a nossa terceira casa!
Todas as divisões, excepto a sala, têm estores brancos de lá. Também os cortinados para quartos e sala são de lá. Toda a casa está mobilada com a mobilia Hemnes branca :) espalhada um pouco por todas as divisões! A cama do quarto de hóspedes, a cómoda dupla do nosso quarto e as mesinhas de cabeceira da cama, o móvel da entrada vs sapateira.  A nossa cama veio pela Internet! Espero não me arrepender. É cinzenta aveludada, charcoal, com cabeceira de cama almofadada.
A mesa da cozinha é em vidro, com suportes prateados, as cadeiras são em acrílico transparente. Consegui montar tudo (quase) sozinha!
Por enquanto os candeeiros que já temos vieram da cadeia B&Q. Adoro os candeeiros da cozinha!
Quinta chegam as coisas que faltam do IKEA e vamos dedicar - nos a montar!
Nesta semana fiz um pouco de tudo em casa, desde pintar rodapés, montar mobília, colocar estores, revestir chão com a esponja que se coloca previamente, transporte de tudo e mais alguma coisa, moço de recados e alimentação da malta toda. Foi atribulado!
Por enquanto a máquina de colocar parafusos é a minha favorita!
Quando estiver tudo pronto tiro foto!

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Cortinas, cortinas e mais cortinas!

Pois bem, como premeditado a noite de ontem foi dedicada à escolha das cortinas.
Depois de um estudo dedicado está decidido!
Na cozinha por enquanto vou colocar estores. Um estore branco que permite ver o exterior sem facilitar o oposto, já que a janela da cozinha é virada para a rua. O mesmo tipo de estores vou colocar na janela do quarto imediatamente sobre a cozinha. As janelas são semelhantes, estou a ter em conta principalmente o efeito visual exterior. No quarto além do estore vou colocar um cortinado. Vai daí foi necessário escolher um varão.
O nosso quarto terá um cortinado duplo nos tons prateados e também um cortina branca, fina. Será portando um varao duplo, uma parte para o cortinado e a outra para a cortina.
O quarto da Victória será semelhante ao nosso, mudando apenas a cor do cortinado para um azul turquesa com aplicações rosa.
O escritório por enquanto fica só com a cortina e depois escolho o cortinado.
Na sala os cortinados serão cinzentos charcoal.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Vacinas dos 3 meses - check!

Hoje a princesa fez as vacinas dos 3 meses, também estas foram adiadas até à nossa chegada cá. Esteve lindamente! Quase não chorou e o que chorou foi por estar numa posição que não queria e comigo a prender - lhe os braços e pernas, não pela picada!

Casa nova!

No final de Agosto recebemos a confirmação que a casa estava pronta. Os últimos "ajustes" são a demonstração final e receber as chaves!
Como estávamos em terras lusas adiamos a recepção das chaves para esta semana. Hoje foi o dia.
Adorei. Estivemos os três durante 3 horas a ver o que estava ou não de acordo com o que queremos. Pronto, a Victória ainda não participou muito nesta tarefa, mas esteve presente! E dormiu o seu primeiro soninho na nossa cozinha.
A casa é (mesmo) grande! Á medida que ia andando pela casa só pensava que teremos muito mais espaço mas também mais tempo será dispendido na sua limpeza!
A fita métrica foi hoje o nosso maior aliado, assim como o nível que compramos ao ir para a casa. O chão esta nivelado, era a preocupação do marido! Eu já tirei as medidas para as cortinas! Hoje a noite será a ver cortinas online. As casas aqui não têm persianas. É com alguma urgência que precisamos de cortinas ou estores.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

# 1 Rolhas de cortiça - Suporte para tachos

Já desde há algum tempo que tenho intenção de reaproveitar rolhas de cortiça.  Gosto de trabalhos de manuais, de coisas úteis, do que me faz lembrar o meu Portugal.
Este foi o primeiro, para os meus pais.

sábado, 13 de agosto de 2016

Copo copinho...

Lá se foi, derretidinho.

E hoje consegui derreter o copo da bimby da minha mãe! Que maravilha...

Estava eu atarefada a preparar os doces para o marido quando vejo o copo da bimby a derreter - se a minha frente. ..
Dois erros grandes:
Colocar o copo sobre o disco eléctrico; ligar o disco eléctrico inadvertidamente...

Merda.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Férias!

O tempo por cá tem sido dividido entre casa dos meus pais e casa dos meus sogros. Temos tentado ficar 5 dias em cada lado e trocar. Inicialmente tive algum receio que a princesa levasse mais tempo à adaptação a este estilo de vida quase nómada dos pais! Com o passar dos dias adaptamo-nos lindamente.  No geral, quando o sol se põe,  a Victória quer miminho e caminha, a mãe e o pai ao lado dela.
Tem sido uma alegria grande para toda a família te-la por perto, e uma ajuda para nós também. Tenho optado por dar atenção primordial apenas à família - já tenho vindo a fazer isso há algum tempo. Por uma questão de sanidade mental.
A vida sabe melhor quando estamos perto dos que amamos!
E claro que isso inclui a minha Sis de coração e o meu afilhado.

Hoje está uma praia maravilhosa! De manha trouxemos a Victória connosco e à tarde a minha mãe ficou com ela. Muito bom,  recomendo!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A senhora chupeta!

Desde que a Victória nasceu que não se habituava à chupeta. A verdade é que também não senti necessidade de insistir muito que ela o fizesse. Preferi insistir mais na amamentação, mesmo que fosse e para chupetar um bocado. Assim continuava a estimular a produção de leite.
Entretanto, em conversa com uma amiga que tem um bebé 10 dias mais novo ela disse-me que ele não se adaptou à chupeta por ser muito pesada (eu tentei usar uma de silicone da chicco) e que agora está a usar uma mais leve. Mesmo assim, não vi necessidade de insistir com a chupeta.
Esta semana, no entanto, a Victória esteve particularmente aborrecida. Chorava muito. Não sossegava.  Não conseguia adormecer. E então lá fui buscar a senhora chupeta. Desta vez uma mais levezinha.
As primeiras chupetadas foram desanimadoras mas entretanto ela descobriu os encantos da senhora chupeta e tem gostado muito!
Já adormeceu uma vez sozinha! Inédito.
Não é algo que queira prolongar até muito muito tarde mas por enquanto ajuda, pelo menos ao final do dia quando ela está mais aborrecida.

Allez Bordeaux! Oh oui.

Chegamos a Bordeus ás 16h30,  17h30 em França. 2h30 mais cedo do que o previsto! A Victória veio a dormir a maior parte do tempo, paramos apenas para lhe dar de mamar e para o Ricardo fazer alguns intervalos na condução. Pensei que ia ser uma viagem mais aborrecida e que teríamos de fazer mais paragens para a princesa mas está a correr tudo lindamente. Durante a viagem tive a oportunidade de verificar o 0 à esquerda que sou a francês! Objectivo para futuro: melhorar o meu francês. Eventualmente.
Encontramos um hotel com boa relação preço/ qualidade, onde vamos dormir os quatro hoje.
Amanhã a partida será igualmente cedo, para aproveitar os períodos que a Victória dorme mais. Se sairmos de cá ás 6h devemos estar no Porto por volta das 16h! O meu tão amado Porto.
A sensação de chegar à nossa querida Invicta é de êxtase,  normalmente. Desta vez a felicidade é a dobrar e ri-se para mim com os olhos arregalados! <3
Já não imagino a vida sem o meu Amor-Perfeito.

terça-feira, 19 de julho de 2016

A caminho!

Comecei a escrever um post na semana passada a contar como estava contente de já saber quando íamos para Portugal! E eis que já estamos a caminho! Daqui a 30 minutos estamos em França. 
Não sei bem o que aconteceu ao tempo!
Entre a chegada da minha irmã, empacotar as coisas para as mudanças e organizar as malas para a viagem.... o tempo voou!
Saímos de casa eram 4h. Por volta das 19h devemos estar em Bordeus, onde vamos dormir esta noite. Para já a princesa vai a dormir, espero que faça bem a viagem e que não seja demais para ela!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Uma manhã explosiva!

É de manha que se começa o dia!
E, mesmo com um resguardo a proteger, a Victória aproveitou o momento de muda da fralda para projectar todo o tipo de eliminação corporal por um raio de 2 metros! Nada escapou! Foi muda fraldas, foi chão,  foi cómoda, foi cama dos pais....foi tudo! O que vale é que foi o pai a mudar a fralda! (Talvez tenha sido por isso mesmo!)
É assim mesmo filha! Não queremos cólicas nem obstipação nesta casa!
E claro, acabar tudo com um sorriso grande! Que enternece o coração :)

Ai o gaiato!

Recentemente a Victória estreou - se em atividades sociais. Fomos a um churrasco em casa de amigos do trabalho e ao primeiro aniversário do filho de uns colegas nossos.
Esteve lindamente. Muito simpática, quando acordada! E muito acarinhada por todos também.
No aniversário do pequenino esteve quase sempre no meu colo. O pequeno, pouco antes de virmos embora, estavam ambos no colinho das mães, aproximou - se lentamente da Victória. Pensava eu que num ato carinhoso, para lhe fazer uma festa. Quando estava suficientemente próximo dela pois que lhe enfiou rapidamente o dedo indicador direito no olho esquerdo da minha pequenina! Não fosse ele ter só 1 aninho! Que susto que apanhei!!

domingo, 10 de julho de 2016

Receita #6 Sorvete de Melancia

Este domingo e para festejar e apoiar a nossa selecção nacional na final do euro 2016, fiz uma sobremesa doce, fresca e vermelhinha :) como os nossos equipamentos!
Tive a ajuda preciosa da bimby, claro.
Ingredientes:
- 1000g de melancia, previamente cortada aos cubos e congelada;
- 1 clara de ovo;
- 100g de açúcar;
- 10 folhas de hortelã;
- 80g de água.
Modo de preparação:
- Pulverizar o açúcar com a hortelã, 10 segundo a velocidade 9.
- Adicionar a água e colocar 10min/ 100°/ vel 1. Arrefecer completamente.
- Adicionar a melancia congelada e a clara de ovo. Bater 1min30/vel 9. Levar ao congelador até servir.
Nós por cá adoramos!

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Quando são os nossos!

Esta expressão nunca me fez tanto sentido como agora. A maternidade muda - nos mesmo.
Hoje foi dia da primeira vacina da minha princesa! Claro que não é necessário nem pensar no quão importante é imunizar os nossos bebés, mas ver uma agulha perfurar a pele delicada da minha pequenina não é algo que queira fazer por  rotina! Ela comportou - se lindamente! Antes de sair de casa adormeceu num sono profundo, acordou com a picada da agulha e chorou enquanto estava a ser administrado o líquido mas rapidamente voltou a adormecer profundamente. Fiquei bastante surpreendida!
Hoje foi a vacina da tuberculose, na próxima terça serão a 5 em 1 de difteria, tétano, tosse convulsa, Haemophilus influenzae tipo b, Pneumococos  (PCV), Rotavirus e Men B.
Estou a mentalizar - me para isso! Tantas injecções!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Casa à vista!

Passamos pela nossa casa este domingo e, pelo menos o exterior, parece quase pronto! O que nos leva a crer que brevemente teremos as chaves!
Avisinha-se imenso trabalho! :) estou ansiosa para fazer as mudanças e começar a decoração!
Entretanto já comecei a empacotar algumas coisas. Tenho realmente muita coisa para levar connosco! É incrível como somos capazes de armazenar.... tudo. Esta vai ser uma boa altura para arrumações gerais também... o que não precisamos pode ir dar utilidade a outra casa!
Nesta altura vinha mesmo a calhar mais um par de mãos. Não só porque é imensa coisa a fazer mas porque a nossa princesinha só está bem no colinho, elevando ainda o grau de dificuldade!

#1 Date night

Surgiu de forma espontânea, depois de ver que uma cantora que gosto muito vem ao Barbican. Assim, a primeira "date night" está planeada para Outubro. 

Jantar algures + concerto de Maria Gadu :) desde 2011 que sou fã dela, adoro as músicas e a sua presença em palco. É uma artista fantástica!

terça-feira, 28 de junho de 2016

Gravidez, hábitos alimentares e exercício físico - parte 2

No pós parto imediato o meu foco foi manter uma alimentação saudável, pensando na amamentação. A indicação da fisioterapeuta do hospital foi exercício físico leve durante 3 meses! Muito mais repouso do que tinha pensado.
A verdade é que agora já me sinto bem! E o facto de não ter roupa que me sirva começou a preocupar-me: as calças de maternidade caiem, os vestidos são largos...e a roupa anterior está longe de voltar a servir também! É aquele meio termo chato que não se sabe bem o que fazer! Por um lado não quis abraçar o novo eu, porque pretendo perder o peso que ganhei mas por outro tenho consciência que vai levar algum tempo até voltar ao normal.
Comecei então por comprar só roupa de desporto e foi aí que o pânico se instalou! Mesmo na roupa de desporto os tamanhos não são o que gostaria!
Decidi colocar objectivos por escrito para o próximo mês e verbaliza - los, para me sentir obrigada a cumprir! Acho que vou imprimi - los e espalhar pela casa! :)
1 - Alimentação saudável;
2 - 1 hora de caminhada diária, sempre que o tempo o permita;
3 - Exercício cardiovascular e localizado 3 a 4 vezes por semana.

Até Setembro o objectivo é perder 7 kg. Mesmo assim não volto ao normal!

So far, so good.  Agora vou aguardar resultados!

Gravidez, hábitos alimentares e exercício físico

Com a gestação da Victória aumentei 17kg. Algo que não me preocupou muito durante a gravidez, achei que tinha tempo para pensar nisso no pós parto.
Apesar de ter uma alimentação razoavelmente equilibrada e variada, talvez tenha sido mais generosa a permitir - me alguns excessos. Comecei a ingerir mais hidratos de carbono quando soube que estava grávida,  anteriormente quase não ingeria hidratos à noite e não comia pão.
A verdade é que com a sensação de náusea permanente, por incrível que possa parecer, a ingestão alimentar ajudava - me a sentir melhor.
Desde que fiz o teste de tolerância à glicose e o resultado foi no limiar para diagnóstico de diabetes gestacional, retomei alguns hábitos alimentares anteriores e adquiri novos hábitos alimentares mais saudáveis também: redução drástica em hidratos de carbono, principalmente o pão; redução na quantidade de fruta! - sim, também sobe e bastante a glicemia!; aumento das porções de legumes e carnes; pequeno almoço à base de iogurte com sementes - chia, abóbora e girassol. Isto foi o suficiente para, mesmo estando nos últimos 2 meses de gestação, não só não ganhar mais peso como ainda perder 1kg e controlar os níveis de glicemia.
Como indicado pela enfermeira especialista fazia o teste de glicemia 4 vezes ao dia: em jejum; 1 hora depois do pequeno almoço;  1 hora depois do almoço e 1 hora depois do jantar. Sempre que comia torradas ao pequeno almoço a minha glicemia subia para o limite. O mesmo se passava com pizza ou batatas. Evitei esses alimentos ao máximo quando descobri como nos faziam mal às duas.
Depois do nascimento da pequenina tudo voltou ao normal! Fiz várias vezes a pesquisa de glicemia, mesmo depois de ingerir pão,  e os valores mantiveram - se normais!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O salvador!

Desde o nascimento que a Victória tem predilecção para estar perto de mim ou do pai a toda a hora do dia e da noite. Não dorme se estiver sozinha, não dorme no berço ou no carrinho. Ela já se expressou claramente: só há descanso nesta casa se vocês me levarem para todo o lado! Caso contrário chora de uma maneira que parece que está prestes a entrar em hipoxia! Claro que as minhas hormonas estão hiper sensíveis ao choro dela, e não demora muito para que "corra" em seu auxílio!
Amei a nossa babymoon! No entanto, cada vez sinto mais necessidade de pelo menos ter as mãos livres para poder fazer algo em casa!

A Victória gostou muito do "sling" e o sling gostou muito da Victória! :) O tempo dirá se vale a pena ou não mas estou contente com a aquisição! Além disso, o preço foi agradável pelo ebay.

sábado, 18 de junho de 2016

Receita #5 tarte folhada recheada de peito de frango, espinafres e cogumelos

Desde quando vim trabalhar para terras de sua majestade que fiquei fã das tartes folhadas deles. Costumo comprar já pre confeccionadas e é só colocar no forno. Hoje decidi experimentar a sua confecção artesanal e fiquei bastante satisfeita com o resultado final! Fiz a minha própria receita.
Ingredientes para três pessoas - eu fiz para duas mas era imenso:
- Alho e cebola picados;
- Dois peitos de frango;
- 200 gramas de espinafres congelados;
- 150 de cogumelos frescos ou 1 lata de cogumelos laminados;
- 1dl de leite;
- 1 ovo;
- Temperos - sal, pimenta, salsa.

Modo de preparação:
- Refogar cebola e alho com azeite até alourar;
- Adicionar os dois peitos de frango médios e deixar cozinhar;
- Adicionar os temperos a gosto;
- Adicionar os espinafres e cogumelos;
- Colocar 1 dl de leite
- Quando este recheio estiver pronto colocar em dois recipientes de barro ou que possam ir ao forno;
- Cobrir com massa folhada - selar bem dos lados e fazer um + no centro, com uma faca;
- Pincelar com ovo;
- Levar ao forno 25 minutos a 180 graus ou até ficar dourado.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Um mês de Amor-Perfeito

Hoje a Victória faz um mês de existência, extra uterina. Um mês recheado de muito amor, muitos carinhos, muito colo e mimo, poucas horas de sono para os pais, muita amamentação, mais de 340 fraldas trocadas mas acima de tudo um mês muito feliz. Não trocava por nada neste mundo.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fim de semana em família

Este fim de semana tivemos a visita dos meus pais, que aproveitaram o feriado de 10 de Junho para conhecerem a neta em terras de sua majestade!
É muito engraçado ver a diferença de pais para avós. Os meus são fantásticos como pais, mas é de aquecer o coração vê-los no seu papel de avós. Está mais que visto que a Victória vai conseguir tudo o que quiser dos avós!


domingo, 5 de junho de 2016

Bargains

Ontem fui a um mercado aqui perto onde têm fruta e vegetais de boa qualidade e a muito bom preço, quando comparado a hipermercados.
A pechincha do dia foram os mirtilos! Tive de seleccionar os melhores, claro. Mas fiquei muito contente com a compra.
Houve tarte folhada de mirtilos!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O despertar do Amor Perfeito!

E eis que dia 17 de Maio ganhou outra cor para mim. Outro brilho! Outra musicalidade.
Nasceu a minha princesinha! Depois de muito esperar... (e desesperar)
Nasceu a Victória. Ás 6h25 da manhã, com 3,060 kg e 47cm. E foi um momento maravilhoso!
Não há palavras para descrever o momento em que a vi pela primeira vez. Por mais que pareça "cliché"... o mundo pára, mesmo. Nada mais importa. Tudo o resto é secundário.
Os dias que se seguiram foram de muito enamoramento tanto para mim como para o Ricardo. Desde apreciar cada bocadinho dela, cada pedacinho de céu, como contar os dedinhos pequenos vezes sem conta, para ter a certeza que ainda estão certos. O olhar brilha quando se está assim tão feliz. O meu fez um clarão de tanta felicidade! Ela é perfeita. Não podia pedir nada mais que isso.
Perdi a conta ás vezes que verifico a sua respiração. A minha pára nesses momentos! Pudesse eu permanecer sempre acordada para certificar-me que ela respira!
É incrivel como é possivel amar com tanta força! Amo-te tanto, filha!

terça-feira, 10 de maio de 2016

Conversas macabras!

Comprar casa tem o que se lhe diga...
Além de todos os gastos associados, que diga - se...não são nada poucos! Há ainda outras questões como seguro de vida, seguro de doença e oficializar uma herança de vida.
E então dás por ti a dizer coisas como: imagina que temos este seguro, se eu ficar doente dão - te o montante suficiente para pagar o empréstimo durante quase 10 anos, se entretanto eu morrer a seguir paga a casa toda. Ou imagina que morremos os dois, ao menos pagam a casa à Victória e além de órfã ela não fica pobre e sem teto.
E pronto.... quase deixo o maridão em lágrimas! :) Há que ser prático, não?

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Ordem de despejo!

Depois de tanto brincar que vou dar ordem de despejo à Victória, agora que já ultrapassou as 37 semanas, eis que surge uma notícia fantástica dos nossos senhorios!
Tiveram uma proposta de compra para a casa onde estamos e vão vende-la aos nossos vizinhos de cima, que assim ficam proprietários da moradia na totalidade. Ainda não começaram o processo de venda mas está para breve. Sugeriram que negociassemos com os vizinhos para saber se podemos ficar lá ainda.
Fiquei felicíssima!... Era mesmo isso que precisava agora. Umas mudanças vinham mesmo a calhar agora que tenho tanta energia e mobilidade, e em breve também terei imenso tempo disponível. Tão atenciosos!
Como a hipótese de pagar mais pela renda da casa não nos agrada, assim como ter os vizinhos de cima como senhorios, começamos a ver mais a sério casas para compra.
Entre pesquisas, visitas, "reviews", localizações e orçamentos acabamos por decidir a compra de uma delas!
Já fiquei mais contente e otimista!
Os próximos "posts" serão com decorações :)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Último dia de trabalho!

As últimas semanas passaram numa correria! Num voar!
Entre a viagem a Portugal, festas para a Victória, sustos glicémicos, organização do meu portfólio para a revalidação com a ordem dos Enfermeiros, alguns preparativos em casa para a chegada da pequena, aula de preparação para parto, consultas no hospital,  trabalhar e dores de costas!  A verdade é que a minha inspiração para a escrita foi deixada para depois.
Hoje é o meu último dia de trabalho antes de começar as minhas férias e licença de maternidade.  Suspeito que a partir de segunda nem vou saber o que fazer! Tenho de pensar em organizar qualquer coisa na agenda :)


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Contado ninguém acredita!

Pois estava eu a chegar a casa de mais uma ida à piscina, no Southgate Leisure Centre,  pronta para colocar a chave na porta e correr para a cozinha para preparar o meu almoço.... quando sou interceptada pela vizinha, que nunca tinha visto mais gorda,  a olhar para mim com cara de perdida, olhos arregalados e ainda em pijama. ..
"Acabei de me fechar cá fora! " 
Ups...lá se foi o meu almoço....e a pressa.
A casa do lado é composta por 7 quartos, fiquei a saber, 4 dos quais estão alugados. A rapariga não fazia ideia se estaria alguém em casa... tocou imensas vezes à campainha... e nada.
Liguei à minha senhoria para ter o contacto da senhoria da vizinha....mas o contacto era da própria casa!
Ainda tentou entrar pelas traseira, saltou do nosso jardim para o deles, mas sem sucesso.
Pelo que só me restou dar-lhe guarida. E lá estive eu a cozinhar com a vizinha, almoçar, arrumar a cozinha.... e para o cúmulo a tricotar também! Foi uma comédia só!
Passadas umas 4 horas de convívio e depois de sabermos uma grande parte das vidas, eis que toca a campainha (tínhamos deixado um bilhete na porta) e alguma esperança surge, que rapidamente foi levada por terra! Era apenas mais um vizinho que, como a chave estava na porta, também não conseguia entrar em casa! E acabamos todos na cozinha a lanchar quando entretanto chega o Ricardo para salvar a situação :)
Depois  de muito tentar tirar a chave com um arame - o maridão podia ser ladrão!  - lá conseguiu dar um pouquinho de folga à dita cuja... e os resolver a vida aos vizinhos!  :)
Muito me ri à custa disto!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tricot #4 Botinhas e gorro para a Victória em azul mar

Depois de pesquisar orçamentos para fotografias a recém nascido (que eu adoooro) decidimos que não vamos fazer isso cá. Os orçamentos são caríssimos e não incluem as fotografias tiradas!
Qual disparate! - como dizem os Açoreanos.
Daí surgiu também o meu investimento pessoal aos gorros de tricot, que dão um toque extremamente amoroso às fotografias, principalmente em tons mais   fortes.
Este gorrinho foi feito em ponto fantasia! O ponto fantasia já é mais trabalhado do que os anteriores, exige atenção...e por isso tive de desfazer o trabalho pouco depois de começar mas confesso que me deu bastante satisfação faze-lo!  Gostei bastante do resultado final.

Tricot #3 Botinhas e gorro para a Victória

Eis que chegou a minha agulha de coser malhas! Estava a aguardar para poder finalizar os primeiros trabalhos em malha. 
O resultado final do meu primeiro projecto em malha foi este. Não fiquei completamente satisfeita. O gorro está demasiado grande, em comparação com as botinhas, mas para primeiro trabalho não estou completamente insatisfeita também!  Rumo à perfeição! 
Tricotar está na moda :)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia 1 de Abril - dia das mentiras :)

Claro que a minha vítima só podia ser o Ricardo :)
E chorei de me rir ao vê - lo pasmado a inspeccionar o carro! Ahahahah Muito bom!! :))

A caixa de costura

Há cerca de 6 anos comprei uma caixinha de costura básica,  para eventuais necessidades. Entretanto, e como o material era realmente básico,  partiu - se, deixando todos os seus componentes livres e soltos! A solução imediata foi manter tudo nessa caixa azul partida e colocar dentro de uma saca plástica. Escusado será dizer que desde então era uma aventura pegar nela. Acabava tudo por todo o lado.

Há cerca de um mês o Ricardo ofereceu - me uma bolsa para cosméticos numa caixa muito bonitinha, para levar na saca da maternidade. Obviamente que fui incapaz de me desfazer da caixa, apesar de não ter utilidade para ela.

Hoje olhei para a caixa e esteve a segundos de ir parar ao contentor da reciclagem... mas eis que surgiu uma ideia! Usa-la como caixa de costura!
Estou contente com o resultado! 

terça-feira, 29 de março de 2016

Tricot #2 Botinha de bebé

Logo após o primeiro trabalho que apresentei aqui decidi fazer algo mais útil!
Vários tutoriais de youtube depois, algumas amostras desfeitas, encontrei um que achei exequível para uma principiante como eu!
E eis que, orgulhosamente, surgiu a minha primeira Botinha de bebé!  Agora pretendo fazer com uma decente :) e "a sério". Esta lã que usei teve como propósito apenas treino e aprendizagem.  Desfiz um cachecol velho e usei essa malha, para poder estragar á vontade.
Et voila!

Tricot #1 O primeiro trabalho em tricot

Depois de vários treinos em ponto de liga e ponto de meia, vários trabalhos desfeitos, aqui está o meu primeiro trabalho! 
Ponto de liga, ponto de meia e remate!
Vamos ver se consigo fazer algo de jeito agora! :))

quarta-feira, 23 de março de 2016

31 semanas de Amor Perfeito

Os dias têm passado rápido!  Como que a voar.
As últimas folgas têm sido passadas a (tentar) exercitar o esqueleto, lavar as primeiras roupas da Victória a posterior tarefa que eu (menos) adoro...passar a ferro e descansar.
O saco da Victória está pronto, com a primeira roupa que ela irá usar, alguns fatinhos para os entretantos e a roupa de regresso a casa. Fraldas, algodão, toalhitas... segui a lista que o UCLH me deu.
O meu saco está organizado numa das gavetas, depois é só colocar tudo no saco de ginásio.  Ainda faltam algumas coisas, mas já tenho tudo o que é essencial. O meu Amor perfeito já tem quase 31 semanas! O tempo não pára.
Agora, mesmo nas folgas,  acordo cedo. Ontem consegui fazer  uma sesta! Intercalada entre alguns episódios de "The good wife". A última série que, já em desespero por não ter nenhum episódio novo das séries que mais gosto, comecei a ver.  Estou a gostar.
Este fim de semana é Páscoa!  Ir a Portugal ficou fora de questão quando vi o preço da viagem para estes dias, a módica quantia de 1000 euros, para mim e para Ricardo. Dois fins de semana depois consegui a viagem por 200 euros. Épocas de festa são qualquer coisa!!

E aqui vou eu para mais 12h30 sobre a minha ciática!  Wish me luck. :)

quinta-feira, 10 de março de 2016

Sal dos Himalaias

Como ando inclinada para ser saudável achei por bem partilhar uma das mudanças que fiz na alimentação cá em casa! 
Há cerca de 4 meses a minha Tia Isabel partilhou comigo os benefícios do sal dos Himalaias em detrimento do sal marinho normal. E,  tendo tantos benefícios,  achei que merecia um bocadinho mais de pesquisa e atenção da minha parte.
Eis que comecei a minha pesquisa! 

O Sal rosa dos Himalaias, encontrado a grande altitude na Cordilheira dos Himalaias, tem mais de 250 milhões de anos. Nessa altura, a lava cobriu os leitos de sal dos Himalaias, mantendo-os protegidos contra todas as toxinas e impurezas ambientais. É por essa razão que o Sal dos Himalaias é tão incrivelmente puro. Hoje em dia, o sal é extraído manualmente, de modo a garantir a sua pureza e posteriormente comercializado em todo o mundo.
Este sal contém todos os 84 minerais essenciais que se encontram no corpo humano e que sustentam a própria Vida.
Em termos de benefícios para a saúde, é infinitamente o melhor sal de mesa que podemos utilizar hoje em dia. O sal de mesa comum é excessivamente processado com substâncias químicas nocivas e sem os minerais essenciais. Além disso, os minerais essenciais presentes no Sal dos Himalaias existem numa estrutura celular coloidal, o que significa que são suficientemente pequenos para serem facilmente absorvidos pelas nossas células. O sal de mesa comum, por outro lado, não é facilmente metabolizado pelo corpo humano. O sal de mesa comum coloca tensão sobre o corpo humano, resultando em doença de gota, retenção de líquidos e tensão arterial elevada. 

Alguns dos benefícios do sal dos Himalaias são:
·         Desintoxica o corpo por regular o seu pH;
·         Melhora a hidratação;  
·         Melhora os minerais corporais;
·         Reduz espasmos musculares;
·         Ajuda a regular o glucose sanguinea; 
·         Facilita a regulação hormonal;
·         Ajuda a regular a tensão arterial;
·         Melhora o sono;
·         Actua como antihistaminico;
·         Facilita a perda de peso através do balanço hormonal e aumento de energia;
·         Facilita a regulação da função tiroideia e adrenal.

Como tenho um maridão fantástico,  1 semana depois o sal dos Himalaias apareceu cá em casa! E o sal marinho foi abolido :) 

terça-feira, 8 de março de 2016

Receita #4 Pecadinhos de couve

Eis o resultado final! Estava delicioso!

Receita #4 Pecadinhos de couve - Kale chips

Hoje acordei invariavelmente cedo. É o que acontece quando adormecemos cedo também!  22h e já estava a fechar a pestana. 
Na minha leitura matinal encontrei uma receita que pretendo fazer já hoje!
Pecadinhos de couve! Kale chips.
Já experimentei as da pret a manger e gosto bastante. Agora poder fazê - las em casa é bem melhor.
Ingredientes:
Couve
Azeite
Sal
Modo de preparação:
- Pré aquecer o forno a 150 graus Celsius;
- Lavar a couve e secar bem as folhas;
- Cortar a couve em pedaços com cerca de 5 cm, rejeitando o caule;
- Colocar numa taça redonda e colocar azeite;
- Dispor as folhas sobre um tabuleiro de forno coberto com papel vegetal e colocar sal;
- Vai ao forno entre 8 a 12 minutos, até ficarem estaladiças - cuidado que queimam rápido! 
- Deixar arrefecer 5 minutos.
Enjoy!
Como não sabia bem que tradução dar a Kale chips optei por chamar - lhes pecadinhos de couve. Pela minha pesquisa são pecadinhos bastante saudáveis mas viciantes! E que agrada adultos e crianças!  Nhumy!
Se o meu conhecimento sobre tipos de couve não me falha, esta couve é semelhante á couve lombarda.
http://www.kitchentreaty.com/how-to-make-kale-chips/#iwkmDsC0g2RZfHAy.99

segunda-feira, 7 de março de 2016

Sunday Roast

Há cerca de um mês encontrei um "pub" pequeno e agradável mesmo ao virar da esquina de nossa casa, que por sinal faz um assado fantástico ao domingo. Para ajudar, ontem tinham também música ao vivo. Foi por isso a minha escolha de local para almoço,  para tentar não passar o domingo inteiro no sofá.
É um espaço pequeno mas muito "cosy". Com decoração retro e vintage, mesas de madeira que denotam o seu desgaste pelo tempo e cadeiras que denunciam o seu uso prolongado. Pelas paredes estão dispostos quadros  com pinturas antigas e chapéus que nos fazem viajar ao inicio do século XX. Jogos de cartas, dominó, scrabble, ou jogos que nunca antes foram vistos estão dispostos pelas mesas e no balcão para uso.
Fazem noites temáticas, música ao vivo, jogos para teste de conhecimento entre grupos. Das três vezes que lá fomos estava sempre cheio, apenas com a mesa que reservei na véspera disponível. 
What a lovely  Sunday afternoon! 
Ontem foi também o dia da mãe por cá.
http://www.thestep.co.uk

quarta-feira, 2 de março de 2016

Tricot

Em 2014, pela altura do Natal, encomendei pelo ebay umas belas agulhas de tricot e quatro novelos de lã. A minha ideia era aprender coisas básicas: mantas, cachecois. E quiçá,  oferecer os meus presentes cheios de dedicação e amor, pelo Natal. Pois.... não resultou. Mesmo os pontos básicos não são assim tão fáceis!  Entretanto acabei por desistir. Encostei as agulhas e os novelos... e voltei aos jogos de telemóvel. 

Esta semana fui ao outlet de vila do conde, à procura de conchas de amamentação. Sem sucesso! E eis que voltei a casa com livros de passos básicos para tricotar. Será que desta é de vez??

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

E eis que o inevitável aconteceu

Metade das peças do Asos foram devolvidas. O casaco parecia um saco de batatas! As camisolas eram mais bonitas nas fotografias do que ao vivo e a cores. O que vale é que a devolução é gratuita! :) mas voltei à estaca zero. Não tenho um casaco que me sirva! Oh.... ssssugar.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Are we there yet?

Esta semana não acaba nunca!
Hoje a minha companhia no metro é mais variada, agora vou ao som de Take me to church de Bozier. Gosto imenso.
A Vitória ainda está a dormir! Diz que não são horas de se acordar ninguém.  :)
Além de atarefada em trabalho, também apostamos em vida social "for a change".
Ontem jantei em casa de uma amiga que se mudou para perto de nós :) Fomos 8, dos quais 6 portugueses e 2 espanhóis, todos muito porreiros - modéstia à parte. Já nos conhecemos pelo menos há 5 anos todos. Estou a tentar convence-los a fazer turnos para ficar com a Vitória daqui por 1 ano e meio :)) eheh brincadeirinha.  Tenho um plano em mente.
Assim que possível vou ligar para o The Step a tentar reservar mesa para logo. Foi um bar bastante simpático que encontrei bastante perto de casa, 2 minutos a pé. Tem bom ambiente, e logo à noite terá Jazz ao vivo. O único inconveniente é que começa às 20h e eu só saio as 20h15, mas com sorte consigo chegar lá por volta das 20h45.
Amanhã vamos almoçar com um amigo meu dos Açores e a namorada, perto de Notting Hill. Tenho de escolher um local porreiro por lá!
E segunda começa uma nova semana!
No próximo fim de semana vou a Portugal!  <3 <3 <3

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Problemas de grávida

Hoje o Feliz contemplado para me acompanhar na viagem de metro foi Bossa Nova. Hmmmm Gosto tanto!  O único problema é o seu sabor a férias, bom tempo, calor! Ainda assim, vou a ouvir a wonderwall, numa voz feminina e descontraída. 
E eis que me é impossível ignorar o facto de já não conseguir vestir qualquer peça de roupa.  Sobraram apenas algumas camisolas que me surpreendem pela sua elasticidade!  E pouco mais. O único casaco que tenho vindo a usar está a avisar que se continuo a teimar fecha - lo qualquer dia fico com o fecho na mão!
E devo dizer - vos que, se já normalmente levo algum tempo a gostar do que quer que seja, roupa de grávida é muito difícil de escolher.
Casacos sem formas. Camisolas largas. Trabalho difícil! Ainda bem que trabalho praticamente de pijama!!
Depois de muito evitar, acabei por conseguir escolher 2 pares de calças na H&M. Acredito que vou conseguir usa-las até ao  final da gravidez!
No asos online encontrei um casaco que gosto e algumas camisolas. Devem chegar Terça - feira.  Espero não ter nenhuma desilusão!

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O salvador Nausefe!

E eis que na semana passada acabaram os meus comprimidos para os enjoos! O que poderia não ter sido qualquer transtorno se o médico de família aqui, em Londres,  me prescrevesse o seu equivalente, que me dei ao trabalho de encontrar!  Diclegis. Mas não,  como não é um medicamento com o qual está familiarizado recusou - se a prescrever. A alternativa que me deu faz - me dormir durante horas sem me ajudar com os enjoos.
Quando vim, em Janeiro, pensei que por esta altura já não precisasse de recorrer a isso...
Para minha salvação a minha irmã enviou - me pelo correio os famosos comprimidos brancos e qual não foi a minha felicidade quando vi que chegaram pelo correio! :D Estou salva!!!
Bendito sejas Nausefe, entre todas as grávidas com hiperemese.
Obrigada Bea! :) Hoje já vou dormir melhor... e amanhã o dia já vai ser menos nauseado!

Nota: Aparentemente não se pode fazer isto! Mesmo para enviar medicação pelo correio é necessário declarar...e eu precisaria de receita médica para a levantar! Mas.... xiu!  Não contem a ninguém, por favor!

Receita #3 Aveia e fruta

Gosto de ser original nos pequenos almoços, como em tudo no geral. Então, vou variando... vicio-me durante uns meses...e entretanto mudo. 
Actualmente, e como ando com uma motivação extra para ser saudável, tenho feito papas de aveia, cerca de 3 vezes por semana, para pequeno almoço. 

A aveia tem, de facto, várias vantagens alimentares. É um cereal rico fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, magnésio, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas. A recomendação para uma pessoa adulta é de 20 a 30 gramas por dia.
De salientar a acção da aveia como estimulante mental, anti-colesterol, facilitador do trânsito intestinal e  anti-stress e relaxante. Só vantagens, portanto!

Ingredientes: 
  • 30 gramas de aveia - 2 a 3 colheres de sopa;
  • 200 mls de leite - eu uso normalmente leite magro por gosto próprio, já experimentei com leite de côco, e pretendo experimentar com leite de soja e leite de aveia;
  • 1 peça de fruta - e aí podemos variar, uma banana, alguns morangos, uma tangerina, uma maça;
  • 1 colher de sobremesa de mel.

Modo de preparação:
Coloque a aveia e o leite numa tijela ou recipiente próprio para microondas. Coloque no microondas durante 2 minutos, potência máxima ou até ferver. Quando ferver, retire do microondas e envolva bem. Deixe repousar durante cerca de 5 minutos e adicione o mel e a fruta. 
Enjoy!


A conquista!

Hoje o dia começou cedo! Primeiro não conseguia adormecer, ontem à noite. Meia noite e ainda me ria as gargalhadas com as piadas mais absurdas! Acho que finalmente consegui adormecer, viradinha para o meu lado esquerdo, como gosto agora :) e acordei 5 horas depois, dorida como sei lá, ainda virada para o mesmo lado... está descoberto de onde vem a dor do ouvido esquerdo! Tenho sorte de não ficar com nenhuma úlcera de pressão. 
Avizinham-se umas longas 12h30 de trabalho!

Mas então,  e voltando ao título deste post, a minha conquista diária! Para uma vulgar mortal que viaja de metro pela cidade, conseguir um lugar sentado sem recurso á prioridade para futuras mamãs é uma conquista! Principalmente ás 7h45. Feliz da vida que fiquei! :)
E então segue - se a meticulosa rotina... auscultadores colocados,  e hoje a música seleccionada é para relaxar, músicas românticas ao saxofone.
Enjoy!

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Valentine´s Day

Por cá não somos amantes do dia dos namorados. É algo bastante comercializado. Banal até.

Gostamos de coisas românticas, todos os dias.
Uma vela acesa, todos os dias, ao jantar.
Pequeno-almoço na cama, sem contar.
Uma flor, apanhada pelo caminho.

Dia dos namorados.... é todos os dias.
Portanto, e como sou amante de postais, o dia dos namorados resume-se a isso.
Jantar por casa, a média luz. E muito Amor, sempre.





Receita #2 Tomates recheados com espinafres e queijo feta

Ingredientes (2 unidades)
  • 2 tomates médios
  • Meia cebola média picada
  • 1 dente de alho
  • Azeite qb
  • Sal e pimenta qb
  • 100 gramas de espinafres congelados
  • 30 gramas de queijo feta

Modo de preparação:
Corte os tomates de forma a ficar com uma tampa e retire-lhes o interior com uma colher de sobremesa, cuidadosamente, sem danificar o exterior. Reserve.
Coloque a cebola, o alho e o azeite um tacho pequeno, ao lume. Deixe refogar e coloque os espinafres e temperos a gosto. Adicione o interior dos tomates previamente reservado e deixe cozinhar durante 10 minutos, até os espinafres ficarem cozidos. Ir adicionando pequenas quantidades de água, se necessário, para não ficar demasiado seco. Por fim colocar o queijo feta, envolver bem e desligar o lume. 
And.... Voilá! Enjoy!!




Confesso que faço tudo a olho! Esta fotografia já é antiga, as versões mais recentes têm ficados mais verdinhas, já que tenho sido generosa nos espinafres. É uma receita que costumo usar para acompanhar um bife grelhado! Se o tomate for grande, não é necessário mais nada para acompanhar, cá em casa ficamos bem saciados assim. <3
Esta receita foi adaptada de uma das receitas da Ágata Roquette, do livro Dieta dos 31 dias. Foi-me dada a conhecer pela minha mãe! Adorei e adoptei.
Dica: não colocar demasiado queijo feta! Nas primeiras vezes que fiz achei que 30 gramas era pouco....e coloquei cerca de 100! O queijo feta é bom... mas forte. O sabor fica mais agradável com as 30 sugeridas inicialmente!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Receita #1 Brócolo e couve flor gratinados

Ando viciada em tudo o que leva brócolo ou espinafres, acho que a Vitória vai nascer a gostar dos dois! 

A última receita nova que experimentei foi adaptada de uma versão do Jamie Oliver. O resultado foi muito bom! Vi o video cerca de 3 vezes e coloquei mãos à obra! Foi bastante adaptada em quantidades - coloquei mais brócolo,  e eliminei alguns ingredientes - não coloquei farinha, amêndoa ou tomilho. No entanto, a essência permaneceu semelhante! Para repetir e aperfeiçoar, sem dúvida.



Ingredientes
  • 2 cabeças de alho 
  • 50 g manteiga sem sal
  • 50 g farinha
  • 500 ml leite meio gordo
  • 500 g brócolo fresco ou congelado
  • 75 g queijo cheddar 
  • 1 kg couve-flor fresca ou congelada
  • 2 fatias de pão
  • tomilho fresco
  • 25 g amêndoa fatiada
  • azeite
Modo de preparação:
Pré aquecer o forno a 180°C. Cortar o alho em fatias finas e colocar numa serta média, a lume médio, com a manteiga. Assim que a manteiga derreter colocar a farinha e mexer para fazer uma pasta, adicionar o leite lentamente, continuando sempre a mexer até ficar cremoso. Adicionar o brócolo e deixar cozer durante 20 minutos. Ralar e adicionar o queijo.

Colocar a couve-flor num pirex de ir ao forno já cortada em pedaçoes pequenos. Colocar o molho de brócolo sobre a couve flor e adicionar o queijo restante. Ralar o pao juntamente com tomilho e amêndoa e colocar sobre o preparado. Colocar um fio de azeite, sal e pimenta. Levar ao forno durante 1 hora ou até estar dourado e cozinhado. Saborear!