De gerações em gerações, pais para filhos, avós para netos, irmão para irmão, tios para sobrinhos e sogros para noras/genros. A informação passa, mais ou menos graciosamente, de uns para os outros de forma a conseguir atingir o melhor a a família. Idade trás consigo sabedoria por aprendizagem prática ou teórica.
Objectivos para 2017 ainda a definir mas um será em volta desta transmissão de conhecimento, para que seja feita de forma o mais graciosa possível. De todas as partes é necessário não descuidar o respeito pelo conhecimento alheio, não estamos todos cá por este ser inexistente. Amén.
quarta-feira, 28 de dezembro de 2016
A transmissão de conhecimento
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Receita #9 Folhado de bacalhau
Hoje o dia começou cedo! Ás 7h já estávamos todos na estação de Upminster para o Ricardo ir trabalhar.
Desde então foi sem parar!
Isto de ser mãe tem o que se lhe diga. Não é só levar o bebé a passear ao parque!
Entretanto, e voltando ao título do post, hoje o almoço foi folhado de bacalhau! E gostei tanto tanto que tenho de escrever a receita, para poder repetir mais tarde.
Ontem comprei bacalhau fresco e tive a ideia de usar a massa folhada que tinha no congelador. Espreitei algumas receitas para tirar ideias e entretanto coloquei mãos á obra. O resultado foi muito bom!
Ingredientes:
- 2 postas de filetes de bacalhau ou outro peixe fresco, sem pele e espinhas;
- Massa folhada;
- Uma cebola;
- 6 cubos de espinafres congelados;
- Azeite qb;
- Especiarias.
Modo de preparação :
Colocar a cebola partida e o azeite numa frigideira e deixar a cebola alourar. Adicionar o bacalhau e deixar cozinhar até ficar dourado de ambos os lados. Entretanto colocar os espinafres juntamente mas sem envolver, apenas para que fiquem cozinhados. Temperar os espinafres a gosto. Esticar a massa folhada e cortar em quadrados suficientemente grandes para envolver o preparado. Colocar cada filete individualmente, juntamente com a porção de espinafres que desejar. Pincelar com ovo batido. Levar ao forno durante 20 minutos a 200°.
Usei as sobras de massa folhada para uma sobremesa rápida, envolvi quadradinhos de chocolate preto e levei ao forno juntamente com o peixe. Mini paniques caseiros.
Nós por cá gostamos muito!
sábado, 3 de dezembro de 2016
Receita #8 Húmus de beterraba
Quando fomos ao México experimentei um creme de beterraba. Serviam todos os dias ao almoço como entrada, acompanhado por batatas fritas, palitos de cenoura e palitos de pepino. Apesar de não ser fã nr 1 de beterraba, gosto da cor que dá á mesa. Fica uma entrada diferente.
Nesta semana vi uma receita de húmus de beterraba para barrar em tostas e decidi experimentar! Fiz algumas adaptações. O resultado foi muito bom!
Ingredientes:
- 3 beterrabas previamente cozidas e descascadas;
- 1 dente de alho;
- 1 lata de grão de bico cozido, das pequenas;
- sumo de 1 limão;
- sal, pimenta e azeite qb, a gosto.
Modo de preparação:
Colocar todos os ingredientes na bimby e programar 20s, vel 7. Limpar a lateral da bimby com a espátula e envolver com o restante. Programar 10s, vel 7. Et Voilá!
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
A minha nota da sorte
Quando fomos à Irlanda, no troco de algo, recebi um nota de 5 libras diferente do normal. Gostei tanto que a adoptei como a minha nota da sorte. Desde então esteve guardada na minha carteira! Já por diversas ocasiões esteve na eminência de ser usada mas sempre preferi não trazer algo do que desperdiçar a minha sorte.
Ontem, depois da aula de natação da Victória, passei pelo lidl para ir buscar pão e alface e qual não é o meu espanto quando o meu cartão multibanco não estava na carteira! E foi o Adeus à minha nota de 5 libras irlandesa.... tristemente entregue em troca de um bocado de pão.