terça-feira, 28 de junho de 2016

Gravidez, hábitos alimentares e exercício físico - parte 2

No pós parto imediato o meu foco foi manter uma alimentação saudável, pensando na amamentação. A indicação da fisioterapeuta do hospital foi exercício físico leve durante 3 meses! Muito mais repouso do que tinha pensado.
A verdade é que agora já me sinto bem! E o facto de não ter roupa que me sirva começou a preocupar-me: as calças de maternidade caiem, os vestidos são largos...e a roupa anterior está longe de voltar a servir também! É aquele meio termo chato que não se sabe bem o que fazer! Por um lado não quis abraçar o novo eu, porque pretendo perder o peso que ganhei mas por outro tenho consciência que vai levar algum tempo até voltar ao normal.
Comecei então por comprar só roupa de desporto e foi aí que o pânico se instalou! Mesmo na roupa de desporto os tamanhos não são o que gostaria!
Decidi colocar objectivos por escrito para o próximo mês e verbaliza - los, para me sentir obrigada a cumprir! Acho que vou imprimi - los e espalhar pela casa! :)
1 - Alimentação saudável;
2 - 1 hora de caminhada diária, sempre que o tempo o permita;
3 - Exercício cardiovascular e localizado 3 a 4 vezes por semana.

Até Setembro o objectivo é perder 7 kg. Mesmo assim não volto ao normal!

So far, so good.  Agora vou aguardar resultados!

Gravidez, hábitos alimentares e exercício físico

Com a gestação da Victória aumentei 17kg. Algo que não me preocupou muito durante a gravidez, achei que tinha tempo para pensar nisso no pós parto.
Apesar de ter uma alimentação razoavelmente equilibrada e variada, talvez tenha sido mais generosa a permitir - me alguns excessos. Comecei a ingerir mais hidratos de carbono quando soube que estava grávida,  anteriormente quase não ingeria hidratos à noite e não comia pão.
A verdade é que com a sensação de náusea permanente, por incrível que possa parecer, a ingestão alimentar ajudava - me a sentir melhor.
Desde que fiz o teste de tolerância à glicose e o resultado foi no limiar para diagnóstico de diabetes gestacional, retomei alguns hábitos alimentares anteriores e adquiri novos hábitos alimentares mais saudáveis também: redução drástica em hidratos de carbono, principalmente o pão; redução na quantidade de fruta! - sim, também sobe e bastante a glicemia!; aumento das porções de legumes e carnes; pequeno almoço à base de iogurte com sementes - chia, abóbora e girassol. Isto foi o suficiente para, mesmo estando nos últimos 2 meses de gestação, não só não ganhar mais peso como ainda perder 1kg e controlar os níveis de glicemia.
Como indicado pela enfermeira especialista fazia o teste de glicemia 4 vezes ao dia: em jejum; 1 hora depois do pequeno almoço;  1 hora depois do almoço e 1 hora depois do jantar. Sempre que comia torradas ao pequeno almoço a minha glicemia subia para o limite. O mesmo se passava com pizza ou batatas. Evitei esses alimentos ao máximo quando descobri como nos faziam mal às duas.
Depois do nascimento da pequenina tudo voltou ao normal! Fiz várias vezes a pesquisa de glicemia, mesmo depois de ingerir pão,  e os valores mantiveram - se normais!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

O salvador!

Desde o nascimento que a Victória tem predilecção para estar perto de mim ou do pai a toda a hora do dia e da noite. Não dorme se estiver sozinha, não dorme no berço ou no carrinho. Ela já se expressou claramente: só há descanso nesta casa se vocês me levarem para todo o lado! Caso contrário chora de uma maneira que parece que está prestes a entrar em hipoxia! Claro que as minhas hormonas estão hiper sensíveis ao choro dela, e não demora muito para que "corra" em seu auxílio!
Amei a nossa babymoon! No entanto, cada vez sinto mais necessidade de pelo menos ter as mãos livres para poder fazer algo em casa!

A Victória gostou muito do "sling" e o sling gostou muito da Victória! :) O tempo dirá se vale a pena ou não mas estou contente com a aquisição! Além disso, o preço foi agradável pelo ebay.

sábado, 18 de junho de 2016

Receita #5 tarte folhada recheada de peito de frango, espinafres e cogumelos

Desde quando vim trabalhar para terras de sua majestade que fiquei fã das tartes folhadas deles. Costumo comprar já pre confeccionadas e é só colocar no forno. Hoje decidi experimentar a sua confecção artesanal e fiquei bastante satisfeita com o resultado final! Fiz a minha própria receita.
Ingredientes para três pessoas - eu fiz para duas mas era imenso:
- Alho e cebola picados;
- Dois peitos de frango;
- 200 gramas de espinafres congelados;
- 150 de cogumelos frescos ou 1 lata de cogumelos laminados;
- 1dl de leite;
- 1 ovo;
- Temperos - sal, pimenta, salsa.

Modo de preparação:
- Refogar cebola e alho com azeite até alourar;
- Adicionar os dois peitos de frango médios e deixar cozinhar;
- Adicionar os temperos a gosto;
- Adicionar os espinafres e cogumelos;
- Colocar 1 dl de leite
- Quando este recheio estiver pronto colocar em dois recipientes de barro ou que possam ir ao forno;
- Cobrir com massa folhada - selar bem dos lados e fazer um + no centro, com uma faca;
- Pincelar com ovo;
- Levar ao forno 25 minutos a 180 graus ou até ficar dourado.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Um mês de Amor-Perfeito

Hoje a Victória faz um mês de existência, extra uterina. Um mês recheado de muito amor, muitos carinhos, muito colo e mimo, poucas horas de sono para os pais, muita amamentação, mais de 340 fraldas trocadas mas acima de tudo um mês muito feliz. Não trocava por nada neste mundo.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fim de semana em família

Este fim de semana tivemos a visita dos meus pais, que aproveitaram o feriado de 10 de Junho para conhecerem a neta em terras de sua majestade!
É muito engraçado ver a diferença de pais para avós. Os meus são fantásticos como pais, mas é de aquecer o coração vê-los no seu papel de avós. Está mais que visto que a Victória vai conseguir tudo o que quiser dos avós!


domingo, 5 de junho de 2016

Bargains

Ontem fui a um mercado aqui perto onde têm fruta e vegetais de boa qualidade e a muito bom preço, quando comparado a hipermercados.
A pechincha do dia foram os mirtilos! Tive de seleccionar os melhores, claro. Mas fiquei muito contente com a compra.
Houve tarte folhada de mirtilos!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

O despertar do Amor Perfeito!

E eis que dia 17 de Maio ganhou outra cor para mim. Outro brilho! Outra musicalidade.
Nasceu a minha princesinha! Depois de muito esperar... (e desesperar)
Nasceu a Victória. Ás 6h25 da manhã, com 3,060 kg e 47cm. E foi um momento maravilhoso!
Não há palavras para descrever o momento em que a vi pela primeira vez. Por mais que pareça "cliché"... o mundo pára, mesmo. Nada mais importa. Tudo o resto é secundário.
Os dias que se seguiram foram de muito enamoramento tanto para mim como para o Ricardo. Desde apreciar cada bocadinho dela, cada pedacinho de céu, como contar os dedinhos pequenos vezes sem conta, para ter a certeza que ainda estão certos. O olhar brilha quando se está assim tão feliz. O meu fez um clarão de tanta felicidade! Ela é perfeita. Não podia pedir nada mais que isso.
Perdi a conta ás vezes que verifico a sua respiração. A minha pára nesses momentos! Pudesse eu permanecer sempre acordada para certificar-me que ela respira!
É incrivel como é possivel amar com tanta força! Amo-te tanto, filha!